Zico e Romário no Jogo das Estrelas no Maracanã

Os ingressos para o Jogo das Estrelas, próximo dia 28 no Maracanã, já estão à venda no site do estádio (www.maracana.com). A décima edição do evento será marcada pela presença de dois dos maiores ídolos do futebol brasileiro: Zico e Romário. Será a primeira vez que os ex-jogadores entrarão em campo depois da reforma da arena. O jogo está marcado às 15h, as entradas custam R$ 20 e a renda será revertida para instituições de caridade.

Organizado por Zico, o Jogo das Estrelas foi realizado nos últimos dois anos em São Paulo, mas em 2013 volta ao Maracanã para celebrar, além da sua décima edição, os 60 anos do Galinho. Ainda estão confirmados jogadores do atual elenco campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo como Felipe, Léo Moura, Wallace e Elias. Também participarão da festa Djalminha, Fábio Luciano, Juan, Amoroso, entre outros.

Pontos de venda presencial:

De 18 a 22/12 – das 10h às 17h
Bilheteria 3 do Maracanã (Célio de Barros) – Professor Manuel de Abreu, s/nº

Dias 26 e 27/12 – das 10h às 17h
Bilheteria 1 do Maracanã (Maracanãzinho) – Rua Eurico Rabelo, s/nº
Bilheteria 2 do Maracanã (Maracanãzinho) – Rua Profº Manoel de Abreu s/nº
Bilheteria 3 do Maracanã (Célio de Barros) – Professor Manuel de Abreu, s/nº

Dia 28/12 – das 10h às 18h45
Bilheteria 1 do Maracanã (Maracanãzinho) – Rua Eurico Rabelo, s/nº
Bilheteria 2 do Maracanã (Maracanãzinho) – Rua Profº Manoel de Abreu s/nº
Bilheteria 3 do Maracanã (Célio de Barros) – Professor Manuel de Abreu, s/nº

Projeto de Romário proíbe cobrança de taxa adicional para matrícula de alunos com deficiência

Todo início de ano é igual. Hora de ajustar as finanças para pagar impostos e contas extras que vencem neste período. A escola das crianças é uma delas, mas há famílias que desembolsam ainda mais dinheiro que o normal, são os pais de pessoas com deficiência. Isso porque algumas escolas insistem em cobrar taxas extras para a matrícula desses alunos.

Esta cobrança é irregular e fere o princípio isonomia prevista na Constituição, que garante que toda pessoa tenha o mesmo tratamento diante da Lei. Para acabar com a prática, o deputado federal Romário (PSB-RJ) apresentou o projeto de Lei 6570/2013, que proíbe a cobrança de taxa adicional para alunos com deficiência física ou intelectual em escolas particulares.

“Esta normativa, que é comum em diversas escolas e configura, em linhas tortuosas, mais um obstáculo para a efetivação da matrícula do aluno com deficiência”, observa o deputado Romário.
As entidades privadas justificam a cobrança extra pela necessidade de contratação de um auxiliar para acompanhar o aluno em sala de aula. Por isso, o projeto determina a elaboração de planilhas com os custos de manutenção e desenvolvimento do ensino, com o objetivo de assegurar que nenhuma taxa extra seja cobrada. O parlamentar também cobra a construção de um projeto político e pedagógico para a educação inclusiva, com o intuito de atender as necessidades específicas dos alunos e promover adaptações necessárias.

Pela proposta, os pagamentos feitos acima do valor da mensalidade, que não sejam cobrados para todos os alunos, deverão ser ressarcidos. O reembolso deverá ser o dobro do que foi pago em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais.

Romário é homenageado na Câmara

A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados homenageou nesta terça-feira (18) o deputado federal Romário Faria (PSB-RJ). O parlamentar ganhou um retrato na galeria de ex-presidentes da comissão e recebeu elogios por sua gestão.

O ex-jogador e campeão mundial de futebol foi eleito, por unanimidade, presidente da CTD no início deste ano. A comissão é considerada uma das mais importantes da Casa, às vésperas do Brasil receber megaeventos esportivos. Na presidência, Romário usou seu prestígio no mundo esportivo para promover um debate amplo sobre o esporte e turismo no país.

Emocionado, Romário agradeceu ao seu partido, o PSB, pela indicação e a todos que ajudaram na sua gestão. “Tive pouco tempo no cargo, mas fiz, em quase um ano, o que acho que era o meu dever”, declarou o parlamentar.

Valadares Filho (PSB-SE), deputado que sucedeu Romário na presidência, disse que o “Baixinho”, apesar de sua pouca experiência, surpreendeu positivamente. “Ele teve um trabalho excepcional na CTD e foi elogiado por todos”, pontuou Valadares. Os demais membros da comissão se revezaram nos microfones para elogiar o parlamentar.

Gestão – Durante a gestão de Romário, a comissão aprovou nove projetos de lei Romário, realizou audiências públicas, seminários e seis visitas técnicas às cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O combate ao doping no esporte e as dívidas das agremiações brasileiras com a União foram alguns assuntos que ganharam destaque no mandato.

Projeto de Romário regulamenta profissões e atividades ligadas ao Hip Hop

Com o objetivo de proteger o patrimônio cultural brasileiro e profissionalizar uma atividade já bastante desenvolvida no país, o deputado federal Romário (PSB/RJ) apresentou o Projeto de Lei 6756/2013, que propõe regulamentar as profissões e atividades da cultura Hip Hop. Se aprovado, atividades realizadas como DJ, MC, Rapper, Beat Box, Dança de Rua e Grafite serão reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e poderão ser registradas na carteira de trabalho.

“Assim estaremos reconhecendo o valor dos nossos jovens que vivem e respiram o Hip Hop, em todas as suas formas de expressão e ações sociais”, afirma o deputado.

Segundo a proposta, a profissão será reconhecida em todo o território nacional, e poderá ser exercida tanto por profissionais diplomados em cursos técnicos de capacitação profissional, quanto por aqueles que comprovarem o exercício das profissões de forma ininterrupta por um ano.

A atividade poderá ser exercida na forma do contrato de trabalho ou como autônomo. O projeto ainda estabelece carga horária de trinta horas semanais, as horas excedidas serão remuneradas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal.

Para o grafiteiro Welton dos Reis, mais conhecido como Micro, o projeto é positivo tanto para o artista quanto para o público, pois faz com que o artista tenha mais espaço para realizar o serviço. “Esse projeto é uma forma de dar um estímulo maior para quem já trabalha no meio e também estimula a entrada dos jovens artistas”, afirma Micro.

“Problema do futebol é falta de gestão, não de dinheiro”, diz colunista esportivo

O colunista esportivo do Diário Lance, Marcelo Damato, atacou duramente a gestão do futebol no Brasil. Para ele, grandes aportes de dinheiro nos clubes, nos últimos anos, só aprofundaram ainda mais as dívidas. “O Flamengo, na época do MSI, e o Vasco, quando fez a parceria com o Bank of America”, citou. O jornalista participava, nesta terça-feira (17), de uma audiência pública na comissão especial que analisa a criação do Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte).

“Esses clubes receberam enormes aportes de dinheiro e não tinham mecanismos de gestão para usar bem. Então, eles gastaram de forma descontrolada e, quando perceberam, as dívidas estavam enormes. O problema do futebol brasileiro não é a falta de dinheiro é falta de gestão, porque todas as vezes que os clubes receberam muito dinheiro, eles se endividaram ainda mais. Isso não melhorou o problema dos clubes, piorou”, declarou Damato.

O jornalista ainda lembrou que o problema de endividamento vem desde a década de 60, primeiro mais concentrado nos clubes do Rio, posteriormente se generalizou. Em sua opinião, quando os dirigentes perceberam que era mais lucrativo contratar jogador do que pagar as dívidas.

Damato , com apoio de outros colunistas esportivos, sugeriu a inversão da lógica do Proforte. O projeto de Lei 6753 de 2013 garante um desconto de até 90% da dívida em troca da concessão de bolsas a atletas e investimentos em equipamentos e infraestrutura, apenas os 10% restantes seriam pagos em dinheiro. Para Damato, primeiro os clubes deveriam investir e, depois de uns dois anos, os que tivessem cumprido o acordo, teriam o desconto do governo.

O jornalista ainda provocou os parlamentares presentes ao defender que a renegociação das dívidas só valesse para os próximos presidentes dos clubes e não para as atuais gestões. Em sua opinião, desta forma, dificilmente o projeto teria o mesmo apoio dos atuais presidentes dos clubes.

Receita discrimina analista-tributário portador de deficiência e gera prejuízos ao País

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, a Receita Federal do Brasil (RFB) protagonizou uma sequência de atos criminosos contra um servidor público portador de deficiência física.

Além de atentar contra a dignidade de um de seus servidores, que é, inclusive, uma referência na área de Tecnologia e Segurança da Informação, a Receita Federal ignorou o Decreto 7.613, de 17 de novembro de 2011, que garante o custeio do acompanhante do servidor público portador de deficiência física em caso de viagem a serviço. A decisão unilateral da RFB contrariou inclusive uma portaria do próprio Ministro da Fazenda e, acima de tudo, atentou contra a dignidade humana.

A esses atos dignos do mais severo repúdio, especialmente quando praticados por administradores de um órgão de Estado como a Receita Federal, soma-se a completa irresponsabilidade, pois as decisões tomadas pelos gestores do órgão comprometem a imagem internacional do País que deixou de ser representado em uma reunião da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE), que ocorre em Paris, França, entre os dias 5 e 6 de dezembro. Ao impedir, no último instante, a viagem do servidor, que já havia recebido inclusive as passagens áreas, a Receita Federal não só humilhou, constrangeu e ofendeu um cidadão honrado e um profissional extremamente qualificado, mas também causou prejuízos incalculáveis ao Brasil e, portanto, a toda população.

No dia 28 de novembro, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), despacho do Ministro da Fazenda autorizando o afastamento do País do analista-tributário da Receita Federal do Brasil, Péricles Gomes Luz, no período de 3 a 8 de dezembro, incluído trânsito para que pudesse participar da “WP 10 Expert Subgroup Special IT Session (OCDE)”, a ser realizada em Paris (veja despacho – clique aqui). Neste evento estará em discussão a criação de um padrão global para suportar a troca automática de informações em âmbito multilateral e global (Common Reporting Standard), que hoje é um compromisso dos países que integram o chamado G20, que inclui o Brasil.

O analista-tributário Péricles Gomes Luz era o único representante do Brasil nessa rodada internacional de discussões. Sua ausência foi provocada pela decisão unilateral da RFB que descumpriu o Decreto Presidencial e a Portaria assinada pelo ministro da Fazenda ao sugerir que o servidor viajasse só e recusar-se a custear os gastos com a viagem da esposa/acompanhante do servidor, que requer auxílio constante, pois é tetraplégico, locomove-se apenas por cadeira de rodas e precisa de auxílio para suas atividades diárias, necessidade comprovada por laudo médico pericial realizado de acordo com as exigências do Decreto 7.613/2011. A negativa da RFB pode afetar até mesmo o compromisso assumido em setembro de 2013 pelo próprio Ministro da Fazenda e pelo presidente do Banco Central do Brasil. Essa ausência é ainda mais grave diante do prazo previsto de fevereiro de 2014 para a conclusão da construção deste novo padrão de troca de informações e para meados de 2014 a finalização e implementação técnica desse modelo, pois os prazos para construção e implementação técnica do modelo são exíguos.

Portanto, fica evidente que a ausência da representação brasileira pode comprometer a definição de um padrão que venha a ser uma ameaça aos interesses nacionais. Assim, fica clara que a atitude dos gestores da RFB envolvidos com a decisão de negar o direito deste servidor de viajar, afetam muito mais do que a dignidade e a integridade de um cidadão brasileiro, o que já é um ato extremamente repugnante.

Com essa medida, a Receita Federal prejudica até mesmo suas próprias iniciativas. No documento em que solicita o afastamento do servidor, a Receita Federal destaca que a área de TI é um dos pilares que vem sendo montados na RFB para cumprir os acordos para troca automática de informações, que envolvem inclusive dados sobre a movimentação bancária de estrangeiros no Brasil e de brasileiros que vivem no exterior. No mesmo documento a RFB vai além e reforça que: “Na reunião serão discutidos tecnicamente aspectos dos arquivos lógicos que serão utilizados nas trocas “Common Reporting Standard” bem como aspectos relacionados à transmissão e encriptação de arquivos de troca e a confidencialidade e a salvaguardas das informações deste acordo, razão pela qual a participação de representantes da administração tributária da área de tecnologia e segurança da informação é estratégica para o Brasil a fim de se influenciar nas decisões a serem tomadas, preservando-se os interesses brasileiros”.

Ainda de acordo com o documento da própria Receita Federal, o servidor designado, ou seja, o analista-tributário Péricles Gomes Luz, é especialista em segurança da informação e faz parte da equipe da RFB envolvida na implementação do FATCA, modelo de intercâmbio de informações financeiras proposto pelo governo americano. “Espera-se da participação do servidor no evento o entendimento, inclusive junto a outras administrações tributárias, das questões críticas que permeiam a implementação técnica dos acordos de troca automática da informação”.

É importante ressaltar o alerta e a preocupação externada, em documento, sobre o risco de uma eventual ausência da representação brasileira pela própria Receita Federal, senão vejamos: “A eventual ausência de representante técnico no encontro poderá comprometer o cumprimento do compromisso assumido pelo governo brasileiro na reunião do G20 ocorrido em setembro de 2013 na Rússia, que elegeu o Common Reporting Standard como o padrão mundial de troca automática de informações. A troca de informações entre administrações tributárias, uma exigência indubitável do mundo contemporâneo, depende da existência de meios de troca que garantam o acesso seguro aos dados partilhados, cabendo ao Brasil zelar para que as regras e sistemas a serem implementados sejam exequíveis e atendam nossos interesses”.

Diante da gravidade dos fatos a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita tomará todas as medidas necessárias para a apuração e punição rigorosa de todos os envolvidos neste ato criminoso de discriminação. A Diretoria Executiva Nacional adotará todas as medidas judiciais cabíveis para reparar os danos morais e materiais sofridos pelo analista-tributário Péricles Gomes Luz.

Os responsáveis pelos atos discriminatórios e covardes realizados contra o cidadão Péricles Gomes Luz, além de repudiados por todos, deverão ser punidos de forma exemplar. Nossa luta só terminará quando se fizer justiça.

Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita

Projeto de Romário sugere que jovens estudem a Constituição na escola

O deputado Romário (PSB-RJ) apresentou nesta quinta-feira (12) o projeto de Lei 6954 de 2013, que inclui o estudo da Constituição Federal nos ensinos fundamental e médio. Pela proposta, a disciplina “Constitucional” deve formar um cidadão consciente de seus direitos individuais e deveres sociais. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Romário argumenta que os jovens, ao completarem 16 anos e adquirirem o direito ao voto, devem estar preparados para participar ativamente da sociedade. “O objetivo deste projeto é expandir a noção cívica dos nossos estudantes, ensinando-lhes sobre seus direitos constitucionais, como cidadão e futuro eleitor e, em contrapartida, aprenderem sobre seus deveres”, explica Romário.

O parlamentar também destaca que após as manifestações de junho, quando milhões de pessoas foram às ruas protestar contra serviços públicos ruins e corrupção, tornou-se necessária mais atenção aos jovens. “Os estudantes devem ter uma base educacional sólida para compreender a importância de ser um cidadão consciente e as consequências geradas à gestão pública ao escolher um candidato despreparado ou ficha suja”, argumenta o autor.

Romário e Ivy estrelam em calendário Happy Down de 2014

O ex-jogador e atual deputado federal Romário estrela com a filha Ivy na capa do Calendário Happy Down de 2014. Lançado na última segunda-feira (9) pelo Grupo Happy Down, o calendário criado com o objetivo de conscientizar a sociedade e promover a inclusão social através das fotos de crianças e adolescentes com síndrome de down tem como temática a Copa do Mundo.

O calendário também traz Alexandre Pato, Paulo Henrique Ganso, Muricy Ramalho, Cafu, Roberto Rivellino, Djalminha e outros.

O valor arrecadado com as vendas, exceto o custo de produção, será direcionado ao Grupo Síndrome de Down da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas, que cuida de 150 famílias carentes de crianças e adolescentes.

O calendário pode ser adquirido pelo site www.livrariacultura.com.br ou nas livrarias Cultura.

Novas regras da ANEEL podem diminuir doações para entidades filantrópicas

Um grupo de parlamentares e entidades sem fins lucrativos se reuniu nesta quinta-feira (12) com o Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, para pedir a revogação do artigo 8º da Resolução 581/13 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O referido artigo dita novas regras para os casos de suspensão do fornecimento de energia, inviabilizando as cobranças de atividades atípicas, como as doações para entidades filantrópicas.

Caso não seja excluído, o artigo reduzirá as doações, podendo prejudicar ou inviabilizar os serviços sociais prestados, como o apoio a crianças excepcionais, idosos e vítimas de câncer. As entidades estão preocupadas, pois algumas concessionárias de energia já cancelaram os convênios alegando não conseguir cumprir o artigo 8º. Os representantes também reclamaram que, nas audiências públicas para discutir a resolução, o artigo não estava presente, sendo acrescido de última hora. 

“Nós queremos fazer um apelo para que o ministro interceda junto a ANEEL. Caso não possa revogar o artigo 8º agora, que tenha pelo menos uma suspensão de 90 dias”, pediu o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (PSB-RS).

Zimmermann está sensível ao apelo e considerou importante a suspensão do artigo por 90 dias para que as instituições tenham um tempo maior para discussão. O secretário executivo também sugeriu a realização de um debate com o Instituto de Defesa do Consumidor (PROCON).

Márcio Zimmermann adiantou que convidará o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) para a reunião na próxima quarta-feira (18).

Dívidas dos clubes com a União somam R$ 2 bilhões

O coordenador-geral da Dívida Ativa da União, Luiz Roberto Beggiora, apresentou nesta quarta-feira (11), na Câmara dos Deputados, o valor das dívidas de 100 clubes brasileiros com a União. Somados até o ano de 2012, os débitos da Previdência Social, da dívida ativa e de impostos chegam a R$ 2 bilhões. O tema foi discutido na Comissão Especial do Proforte, que busca uma alternativa para o endividamento dos clubes.

Apesar de elevados, os valores ainda não contabilizam as dívidas com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para a surpresa dos deputados, o clube que acumula a maior dívida é o Brasiliense, com débitos de R$ 304 milhões. O clube foi fundado há apenas 13 anos. “Eu não esperava que um clube tão jovem devesse tanto à União”, declarou Romário. A dívida do clube do Distrito Federal está à frente de times como o Flamengo, que deve R$ 253 milhões, e do Corinthians, com R$ 167 milhões.

Clubes podem renegociar dívidas ainda esse ano com até 45% de desconto

Mesmo sem o Proforte, os clubes poderão obter um desconto de 30 a 45% em suas dívidas se renegociarem com o governo até o próximo dia 31. A informação também foi dada por Beggiora. De acordo com ele, o prazo foi reaberto em outubro pela Lei 12.865/2013.

Com esta lei, os devedores poderão parcelar, em até 180 meses, ou quitar integralmente seus débitos à vista com a Receita Federal. Porém, quanto menor o prazo de pagamento, maior o desconto sobre multas de mora e encargo legal.

Romário convida o Papa para debater dívidas dos clubes brasileiros

A Comissão Especial do Proforte aprovou, na tarde desta quarta-feira (11), um convite do deputado federal Romário (PSB-RJ) para o Papa Francisco participar de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. O pontífice foi sugerido depois que outros deputados convidaram o ex-presidente Lula e o ex-ministro da Saúde José Serra para debater as dívidas dos clubes brasileiros.

Durante a audiência, o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) defendeu o requerimento assinado por ele e pelos deputados Vicente Cândido (PT-SP) e Jovair Arantes (PTB-GO). “Natural chamar alguém como Lula, que entende de futebol”, disse.

Romário emendou a justificativa: “Eu era contra (o requerimento), mas depois do raciocínio do deputado Otávio Leite, eu vou fazer diferente. Partindo dessa premissa, acho que a gente pode incluir mais alguns nomes. Um deles é o do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que participou da CPI da Nike e é um esportista nato. E muitos acharão que é ironia, mas acho que o Papa Francisco também pode participar dessa comissão, porque ele é sócio do San Lorenzo”, explicou o ex-jogador.

Aprovados, os convites serão oficializados nos próximos dias.

Ouça o áudio da comissão.

Dívidas: presidente do Botafogo diz que clubes grandes podem fechar as portas

Por causa das dívidas, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, anunciou que o clube pode acabar com todos os investimentos em esportes olímpicos no próximo ano. Em 2012, o Botafogo registrava o segundo maior endividamento tributário entre os clubes brasileiros, R$ 469 milhões. Logo depois do Flamengo, com débitos de R$ 407 milhões, e seguido pelo Fluminense, com R$ 273 milhões em dívidas. A declaração foi dada durante audiência pública na comissão especial do projeto de Lei 6753 de 2013, que cria o Programa de Fortalecimento do Esporte Olímpico (Proforte), nesta terça-feira (10).

“Estamos tentando procurar um rumo para o pagamento dessas dívidas, se isso não acontecer, eu posso garantir que vai ter clube de futebol de primeira divisão fechando as portas”, disse. De acordo com Assumpção, o esporte representa 17% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, destes, 80% vêm diretamente do futebol.

“O Botafogo tem uma das maiores dívidas do futebol brasileiro e eu quero pagá-la tim-tim por tim-tim, eu não aceito outra condição, eu só quero condição para pagar”, continuou o presidente.

O deputado federal Romário (PSB-RJ), que convocou a audiência, elogiou a postura do dirigente. “Fico feliz de ouvir que ninguém veio aqui para mendigar, todos querem pagar suas dívidas”, declarou o parlamentar carioca. Em seguida, Romário sugeriu que Assumpção deve comandar a Confederação Brasileira de Futebol: “Se Deus quiser, o futuro presidente da CBF”.

Também presente na reunião, o diretor de finanças do Corinthians, Raul Correa, apresentou números que indicam que, nos últimos cinco anos, a receita total dos principais clubes brasileiros cresceu 122%. No mesmo período, no entanto, as dívidas registraram aumento de 74%.

O Proforte propõe que os clubes paguem apenas 10% das dívidas com a União e invistam os 90% restantes na formação de atletas. O relator da proposta, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), destacou que é “indispensável” a criação de uma responsabilidade fiscal nos clubes e questionou a forma como será feita a fiscalização da proposta apresentada.

Paulo André, do Bom Senso FC
Paulo André, do Bom Senso FC

Bom Senso critica fair play financeiro paulista

Representando o Bom Senso Futebol Clube, o jogador Paulo André, defendeu um limite no pagamento de direito de imagem. De acordo com o jogador, os clubes pagam hoje a maior parte dos rendimentos dos atletas no direito de imagens e registram um baixo rendimento na carteira de trabalho.

Paulo André também criticou o fair play financeiro implementado pela Federação Paulista, onde o jogador pode notificar a federação em caso de não pagamento de salário. O clube, então, teria 48 horas para pagar a dívida. Em caso de não pagamento, perderia três pontos no campeonato. “Uma vez que o atleta faz isso, ele fica exposto à mídia e à torcida e pode nunca mais jogar em um time paulista”, reclamou.

FIFA é indicada ao prêmio de pior empresa do mundo em 2014

Entidade é acusada de incentivar violações de direitos e mau uso de dinheiro público.
Público pode votar pela internet; resultado sai em janeiro.

A menos de um ano da Copa do Mundo no Brasil, a FIFA, entidade máxima do futebol, foi indicada a um prêmio um tanto inglório: a pior empresa do mundo. O anúncio foi feito pelos organizadores do Public Eye Awards, conhecido como o “Nobel” da vergonha corporativa mundial, que já abriu votação pela internet para eleger o ‘vencedor’. O resultado será anunciado em janeiro de 2014.

Veja o site da votação >

Criado em 2000, o Public Eye Awards é concedido anualmente no Fórum Econômico Mundial, na cidade suíça de Davos, sempre em janeiro. A corporação ‘vencedora’ é escolhida por voto popular em função de denúncias de problemas sociais, ambientais e trabalhistas. Em 2012, a mineradora brasileira Vale foi eleita pelo público por violações de direitos humanos e impactos ambientais causados por suas operações. Por razões similares, a Shell foi a eleita de 2013. Para o ano que vem, a FIFA concorre com empresas como o banco HSBC, a loja GAP, a petrolífera Gazprom e a produtora de sementes e agrotóxicos Syngenta.

A indicação da FIFA surge após a onda de manifestações que tomou conta do país durante a Copa das Confederações. A entidade presidida por Joseph Blatter é acusada de incentivar violações de direitos e mau uso de dinheiro público nos países que recebem o megaevento, em favorecimento de empresas parceiras e com anuência de governos locais.

A candidatura foi proposta pela Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (ANCOP), rede que reúne movimentos e organizações sociais em todas as cidade-sede da Copa de 2014. Só no Brasil, a ANCOP contabiliza, por exemplo, cerca de 200 mil pessoas despejadas de suas casas ou ameaçadas de despejo em função de obras relacionadas com a Copa do Mundo.

Romário e Ivy lançam calendário Happy Down no Rio

O ex-jogador de futebol Romário e sua filha Ivy (8) participam, nesta quarta-feira (11), do lançamento calendário Happy Down 2014, no Rio de Janeiro. Pai e filha posaram juntos para a oitava edição da publicação, que é inspirada na Copa do Mundo de Futebol.

Além do Baixinho, jogadores e comentaristas, que fazem parte da história do futebol brasileiro, também posaram ao lado de crianças e jovens com síndrome de Down.

O calendário busca proporcionar a inclusão social, desmistificando a síndrome. É uma realização pelo Grupo Happy Down, em parceira com o Instituto MetaSocial, Carpe Diem, Movimento Down, Federação das Associações de Síndrome de Down (FBASD) e Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas.

O valor arrecadado com as vendas do calendário será direcionado ao Grupo Síndrome de Down da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas,  onde possuem 150 famílias.

Serviço – O calendário Happy Down 2014 será lançado em São Paulo, nesta segunda-feira (9), às 19h na Livraria Cultura, Shopping Market Place. O lançamento no Rio, com a presença de Romário, será quarta-feira (11), às 19h, na loja BMW -AutoKraft – Barra – Av. das Américas, 1690, Barra da Tijuca.

PSB-RJ lamenta falecimento de Nelson Mandela

O PSB do Rio de Janeiro lamenta o falecimento, em Johannesburgo, do ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993 e maior ícone da luta contra a segregação racial na África do Sul, Nelson Mandela. Em seus 95 anos de vida, 27 destes vividos na prisão de Robben Island, Mandela levou seu povo a vivenciar a liberdade, a justiça e a democracia, direitos inegociáveis que por tantos anos lhe foram furtados.

Graças a sua luta, chegou ao fim o regime racista do apartheid, vigente entre 1948 e 1993. Mas “Madiba”, como também era chamado, foi além. Quando assumiu a presidência da África do Sul, assumiu a missão de libertar seu povo da cultura de segregação racial e o fez através do incentivo à paixão nacional pelo rugby e de discursos pacifistas que ecoaram mundialmente.

“Lutei contra a dominação branca, e lutei contra a dominação negra. Cultivei o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. Esse é um ideal pelo qual eu espero viver e alcançar. Mas, se for necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”, registrou Mandela em um discurso de três horas durante seu julgamento, em 1964, quando foi acusado de sabotagem e traição. Com esta mensagem, Mandela lançava ao mundo mensagens de fraternidade e paz.

Ainda precisaremos de muitos anos para avaliar o real tamanho de suas conquistas. Afinal, o mundo carece de lições como as que pregava Nelson Mandela. De modo que é prematuro mensurarmos a grandeza de sua obra pela humanidade.

Rio de Janeiro/RJ, 06 de dezembro de 2013.

Romário Faria
Presidente PSB/RJ

Nas vitrines, manequins de pessoas com deficiência ;)

Já viram algum manequim de loja com o corpo de uma pessoa com deficiência?

Pois é, em Zurique, na Suiça, uma agencia de publicidade alemã construiu manequins de várias pessoas com deficiências para questionar o conceito de perfeição. Os manequins recém-criados foram colocados em vitrines e chamaram a atenção de pedestres. Muito emocionante. Confiram o vídeo.

Governo banca não só estádios da Copa, mas também centros de treinamento

Beleza, galera?

Soube recentemente que além de construir estádios para a Copa do Mundo com verba pública (via empréstimo de quase R$ 4 bilhões pelo BNDES), o governo federal usou nosso dinheiro diretamente para bancar obras em campos e em algumas arenas esportivas que servirão como centros de treinamento para seleções durante o Mundial. E isso é vergonhoso!

O senhor Ricardo Teixeira e o então presidente Lula disseram lá atrás, em 2007, que o Brasil organizaria a Copa da iniciativa privada, mas o poder público já enterrou mais de R$ 7 bilhões em estádios. Mentiram na cara dura!

E agora o meu parceiro Contas Abertas me informa que em 2013, “por meio da ação ‘Apoio à realização da Copa do Mundo Fifa 2014’ do Ministério do Esporte, já foram empenhados (reservados no orçamento para pagar posteriormente) R$ 79,3 milhões para as melhorias, reformas, estruturações, aquisição de equipamentos, modernizações e adaptações em estádios de apoio para o Mundial de 2014 e para a Copa das Confederações”, disputada em junho.

Na minha opinião, o governo errou ao definir suas prioridades. A União teria de ter estimulado os empresários a investir nas arenas esportivas afinal, os ricos patrocinadores do evento teriam condição para isso. E os governos federal, estadual e municipal deveriam cuidar da infraestrutura para receber os megaeventos. No lugar disso, temos visto cada vez mais obras de mobilidade urbana serem retiradas da Matriz de Responsabilidade e a desorganização crescente nos aeroportos brasileiros. Ou seja, ficaremos sem legado estrutural e com uma manada de elefantes brancos para cuidar.

Mais um péssimo negócio com dinheiro público: enquanto o brasileiro fica com o prejuízo, a Fifa sairá com os bolsos cheios.

Vejam onde o governo federal aplicou o seu dinheiro:

Várzea Grande (MT) – Implantação e modernização do Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari: R$ 7 milhões

Mato Grosso – Implantação e modernização do Centro de Treinamento na Universidade Federal: R$ 6,9 milhões

São José dos Campos (SP) – adequação do equipamento esportivo para servir como Centro de Treinamento de Seleções para a Copa: R$ 6 milhões

São Caetano do Sul (SP) – adequação nas instalações do Estádio Anacleto Campanella: R$ 6 milhões

Macapá (AP) – obras para adequação às normas da Fifa do Estádio Zerão: R$ 4,1 milhões

São Luís (MA) – melhorias no Estádio Castelão: R$ 5,9 milhões

Guarujá (SP) – atendimento a todos os requisitos exigidos pela Fifa para transformar o Estádio Municipal Antônio Fernandes em Centro de Treinamento de Seleções nas subsedes: R$ 4,5 milhões

Itu (SP) – melhorias necessárias para a preparação dos Centros de Treinamentos de Seleções: R$ 2,8 milhões

Goiânia (GO) – modernização do Estádio Serra Dourada: R$ 3,3 milhões

Joinville (SC) – melhoria das instalações do Estádio Municipal de Joinville: R$ 3,9 milhões

Ipatinga (MG) – revitalização do Estádio João Lamego Neto: R$ 1, 9 milhão

Uberlândia (MG) – reforma, melhoria e adequação do Estádio Municipal João Havelange: R$ 1,2 milhão

Bento Gonçalves (RS) – implantação de melhorias no Centro de Treinamento de Seleções: R$ 1 milhão