Notícias

Romário consegue assinaturas para prorrogar CPI do Futebol

Publicado em 29 de junho de 2016 às 19:27

Brasília – O senador Romário (PSB-RJ) conseguiu agora há pouco, no plenário do Senado, 54 assinaturas para prorrogar, pela segunda vez, a CPI do Futebol. A ação foi uma resposta a tentativa de paralisar a investigação.

Em sua página no Facebook, Romário comemorou a prorrogação por 180 dias. “Ao longo dos últimos meses, a CPI sofreu diversas sabotagens, desde o boicote às sessões, até a anulação de requerimentos de convocação aprovados dentro da legalidade. O objetivo da Bancada da CBF era paralisar a CPI e enterrar os trabalhos, mas eles não conseguiram. Segui com foco na análise de documentos e só aumentei minha vontade de investigar mais e mais”, escreveu.

A CPI tinha prazo de funcionamento até o próximo dia 16 de agosto, mas está parada desde 7 de abril, depois de uma decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, de invalidar convocações aprovadas em uma sessão legal da CPI. Desde de então, os senadores Romário e Randolfe Rodrigues tentaram sucessivamente reverter a decisão de Renan, que não tinha nenhum amparo regimental. Calheiros determinou a realização de uma nova votação para convocar o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira; o atual, Marco Polo Del Nero; o filho de Del Nero; o empresário Wagner Abrahão; e o prefeito do município Boca da Mata (AL), Gustavo Dantas Feijó. O prefeito é suspeito de não ter declarado recursos repassados pela CBF para sua campanha em 2012.

A questão foi parar na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e o relator designado, senador Benedito de Lira, reconheceu a improcedência da decisão de Renan Calheiros. Mas, de forma surpreendente, o relatório de Benedito de Lira foi retirado de pauta e devolvido ao plenário. De volta às mãos de Renan, a questão de ordem nunca foi colocada em pauta.